Paulo Bruna Arquitetos Associados

Avenida Duquesa de Goiás 716 Cj. 1A 

Tel (55 11) 3758 6060 administrativo@paulo-bruna.com.br

  • Branca Ícone Instagram

Biblioteca da Faculdade de Medicina - USP

No inicio do século XX São paulo vivia um clima de modernidade, a cafeicultura era substituída pela industrialização e uma burguesia empreendedora transformava a cidade em uma cidade moderna. 
Neste contexto, foi inaugurada a Faculdade de Medicina. A Fundação Rockfeller apoiou a iniciativa e ajudou na construção de um edifício central na atual Avenida Doutor Arnaldo. 
Em 1931 era inaugurada oficialmente a faculdade que três anos depois seria integrada à USP. Para o projeto foi chamado o Escritório Técnico Ramos de Azevedo. 
Devido a sua importância histórica e arquitetônica, o edifício foi tombado em 1931 pelo CONDEPHAAT. Em 2004, dentro de um plano diretor geral de restauro, fomos contratados para o restauro e requalificação de sua biblioteca central. 
São 2850 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos em uma das las laterais do prédio. Fazia parte do programa a necessidade de ampliação do acervo de livros, organização das áreas administrativas, organizar a circulação e restaurar a entrada original.

Dados técnicos:

Local: Avenida Doutor Arnaldo, Pinheiros São Paulo - SP 
Área Construída: 2.850 m² 
Projeto e Construção: 2004

Equipe técnica:

Autores: Paulo Bruna e Nestor Goulart Reis Filho 
Equipe: Sônia Gouveia, Camila Zanchetta, Kenzo Abiko. 
Luminotécnica: Esther Stiller 
Climatização: Thermoplan 
Elétrica: Santiago Engenharia 
Hidráulica: Etip Engenharia 
Estrutura: Kurkdjian & Fruchtengarten Engenheiros Associados 
Fotos: Marcelo Scandaroli