top of page
PB.png

Paulo Bruna

Formado em 1963 e Phd em 1973 pela Universidade de São Paulo, desenvolveu seu pós doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1985, fez sua livre-docência em 1999 e obteve o cargo de Professor Titular pela Universidade de São Paulo em 2001. Sempre associou sua carreira acadêmica à profissional, tendo sido diretor do escritório Rino Levi Arquitetos Associados de 1972 a 1991.

Entre Agosto de 1979 a Abril de 1993 foi Diretor de Planejamento da Emurb, e a partir de janeiro de 1992, junto com o arquiteto Roberto Cerqueira Cesar funda o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados.

É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo desde 1963.

PCB.png

Pedro Collet Bruna

Formado em 2000 pela Universidade de São Paulo, trabalhou no escritório César Pelli & Associates em New Haven Ct. USA. de Novembro de 2002 a Maio de 2004. Desde então trabalha no escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados onde é Sócio Diretor desde 2007.

PPBAA

 

Como continuação do escritório Rino Levi, acompanhamos muitas mudanças de tecnologia, metodologia de trabalho à própria gestão da empresa, e continuamos fiéis aos princípios de dedicação e paixão por arquitetura que sempre nos nortearam.

Dos primeiros projetos, ainda na prancheta, as equipes eram pequenas, com poucos colaboradores se faziam projetos complexos. A arquitetura coordenava um bom calculista, um escritório de instalações (hidráulica e elétrica) e sempre que possível um paisagista. As pranchas continham os detalhes mais relevantes e autorais que eram complementados por “detalhes padrão”, e muito se resolvia acompanhando a obra.  

Atualmente as equipes são enormes com escritórios especializados em diversas disciplinas, atualizados com as últimas tecnologias e mudanças das normas técnicas. A quantidade de informação que se produz é muito maior e a comunicação e gestão se tornou o grande desafio.

A tecnologia veio para agilizar a comunicação e organizar os complementares, com todos trabalhando em plataformas digitais em softwares BIM, a produção é acompanhada e compatibilizada durante todo o processo. As reuniões, principalmente no pós pandemia, ficaram frequentes remotas e produtivas.

Apesar das ferramentas digitais apontarem os conflitos, é a experiencia e a boa arquitetura que organizam as diversas disciplinas e tornam o projeto “limpo”, fácil de executar e operar.

Com uma equipe de arquitetura enxuta, é importante poder contar com a participação crítica e responsável de todos. Faz parte da gestão, que o time acompanhe o desenvolvimento do projeto em todas as suas fases, desde o recebimento do programa do cliente ao andamento da obra. A formação de um profissional completo é o que traz a produtividade, e o amor a arquitetura faz da busca da formação um exercício contínuo.

Ao longo dos anos, o escritório se tornou menos hierárquico, a colaboração criativa de todos é encorajada, o projeto segue a tradição de uma linguagem contemporânea e atemporal, mas é cada vez mais o resultado de uma equipe conectada e em sinergia.

bottom of page