PEDRO E PAULO BRUNA ARQUITETOS ASSOCIADOS
Sociedade de Cultura Artística
Desde 1919, a Sociedade de Cultura Artística acalentou ter seu próprio teatro. Projetado em 1942 pelos arquitetos Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e F. Pestalozzi, O TEATRO CULTURA ARTÍSTICA, foi construído entre 1947 e 1949.
A inauguração realizada nas noites de 08 e 09 de março de 1950 foi marcada por dois extraordinários concertos regidos por Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, preparados para a ocasião, marcaram a abertura do que na época era um dos maiores e mais modernos complexos culturais da América Latina.
A sala tinha em um primeiro momento 1.500 lugares, formando um grande leque, no qual a parede dos fundos era dupla de forma a proteger o interior dos ruídos externos. A visibilidade e a acústica haviam sido cuidadosamente estudadas conferindo à sala condições excelentes.
A parede externa recebeu um grande mural selecionado em concurso no qual participaram o pintor Emiliano Di Cavalcanti, que foi o escolhido, o paisagista Roberto Burle Marx e o arquiteto Jacob Ruchti.
Ocupando toda a fachada o painel executado em tesselas de vidro pela Vidrotil, tem 48 m x 8 m de altura. O tema é representado por figuras femininas, alegorias do teatro, como a dança, a música, a comédia, o drama e a ópera.
Pelo seu valor arquitetônico e cultural o edifício foi tombado nas esferas Federais, estaduais e municipais.
Na madrugada de domingo, 08 de agosto de 2008, o teatro foi praticamente destruído por um incêndio, restando intactos apenas o foyer inferior, o superior e o magnífico painel.
A Diretoria da Sociedade de Cultura Artística definiu que o novo teatro seria construído exatamente no mesmo local.
O partido adotado preserva e recupera os espaços frontais separados da plateia pelas portas corta-fogo. O escritório MLD RAI foi responsável pelo trabalho de restauro, feito com primor sobre as áreas do Foyer Inferior, Superior e Fachada. O painel foi restaurado pela Oficina de Mosaicos sob os olhos atentos de Isabel Ruas.
Já as salas de espetáculo, circulações e áreas de apoio foram projetados com os mais modernos preceitos de tecnologia, acústica e segurança.
As área de convívio do térreo e do primeiro andar são abertas ao público durante o dia, com uma nova livraria e um café, além da programação educacional que a instituição vem desenvolvendo durante os últimos anos, que agora conta com uma infraestrutura de excelência.
O prédio deve manter o quarteirão com vida, mesmos nos horários sem espetáculos, e a transparência da fachada ajuda a fazer a ligação do interno com a rua, trazendo o pedestre para o universo de arte e cultura. O Painel do Di Cavalcanti é agora acompanhado pelas tapeçarias da Sandra Cinto, que emolduram o novo átrio conectado a Praça Roosevelt.
A sala foi projetada para abrigar uma programação musical variada e intimista. O palco fica rodeado pelos espectadores, para que a acústica chegue de forma clara e direta. Com 750 lugares, sendo 400 na plateia e 350 no balcão a sala recebe a programação com a qualidade que faz do Cultura Artística uma referência internacional.
A obra da artista Sandra Cinto, torna o ambiente quente e acolhedor, convidando o espectador a ser “transportado pela música” nas suas curvas, que foram detalhadas em proximidade aos projetistas de acústica, ajudando na reflexão do som.
Dados Técnicos
Local: Rua Nestor Pestana 196 - Consolação, São Paulo - SP
Área: 7.543,84m²
Projeto: 2019
Construção: 2024
Equipe Técnica:
Autores: Paulo Bruna, Pedro Bruna, Philippe Metropolo
Equipe: Katia Vieira, Elnei Tavares, Adriana Marcus
Arquitetura: Purarquitetura
Restauro do Painel: Oficina de Mosaicos – Isabel Ruas
Fundações: MG&A Consultores de Solos
Estrutura: Kurkdjian Fruchtengarten Engenharia
Instalações Elétricas: Soeng EH Projetos.
Instalações Hidráulicas: Soeng EH Projetos.
Ar-Condicionado: Thermoplan Engenharia Térmica.
Acústica: a.’ku.stiks – Acústica e Sônica
Luminotécnica: Studioix
Acessibilidade: Pimenta Associados
Áudio e Vídeo: a.’ku.stiks – Acústica e Sônica
Combate a Incêndio: Focus Sistemas de Segurança
Comunicação Visual: OVO e Estudioumnovemeia
Cozinha: Arruda Zeitunlian Arquitetos e Eduardo Scott Gastronomia Gestão e Consultoria
Caixilhos: Paulo Duarte Consultores
Impermeabilização: PROASSP Assessoria e Projetos
Paisagismo: Rodrigo Oliveira
Restauro: MLD Arquitetura e Restauro
Transporte Vertical: EMPRO Comércio e Engenharia em Transporte Vertical
Projeto Artístico: Sandra Cinto
Construção: HTB Engenharia e Construção
Fotos: Nelson Kon e Alberto Ricci